quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Há 24 anos Nirvana explodia com "Smells like..."

O Nirvana não se sentia confortável com o sucesso
Há vinte e quatro anos, no dia 10 de setembro de 1991, a banda americana Nirvana se preparava para entrar para a história, ao lançar a música número 1 do rock nos anos 90: "Smells Like Teen Spirit" . A nervosa e chiclete  faixa de abertura e primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind. Escrita por Kurt Cobain, a canção usa o formato verso-refrão, e o riff principal é usado durante a introdução e refrão para criar uma dinâmica de alternância entre as secções de maior e menor violência sonora. Um verdadeiro furacão que passou no meio da tal geração MTV. 
O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou o Nevermind para o topo das tabelas de vendas no início de 1992, sendo frequentemente citado como o momento em que o rock alternativo atingiu o status de mainstream"Smells Like Teen Spirit" foi o primeiro e o maior hit do Nirvana, chegando ao 6º lugar no Billboard Hot 100 e entrando nos tops de vários países em todo o mundo entre 1991 e 1992.
"Smells Like Teen Spirit" recebeu enorme aclamação da crítica, tendo ficado em primeiro em diversas listas especializadas, como da Village Voice, e vencendo dois MTV Video Music Awards com o seu videoclip, que recebeu grande rotação televisiva. A canção foi considerada um "hino para os jovens apáticos" , no entanto a banda cresceu desconfortável com o sucesso e a atenção que começaram a receber. Mesmo após o fim dos Nirvana, tanto ouvintes como críticos continuam a considerar "Smells Like Teen Spirit" como uma das maiores músicas de rock de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário