sábado, 26 de janeiro de 2013

GUITARRAS HISTÓRICAS DO ROCK PESADO!

Grande guitarrista do rock n roll, Ace Frehley é autor de diversos riffs e solos que entraram para a história do rock pesado e influenciou uma pá de guitarristas dos anos 80, 90 e por diante. Sua Ace Frehley "Budokan" Les Paul Custom entrou para a história da música.
Não dá para falar de riffs históricos, pegada rock n roll pesado sem lembrar dos históricos discos do Queen da década de setenta com o incrível Brian May. Dele, muito do peso que sai dos auto falantes são desta aqui: A Red Special. Sua primeira versão foi fabricada por um luthier muito importante: O pai da fera! Sensacional!
Eddie Van Halen, além de ser um músico de talento excepcional, também é curiosamente conhecido por suas invenções e inovações, tanto no modo de tocar guitarra, quanto nas "engenhocas" que cria para melhorar o seu som e sua performance. Essa é a famosa Fender Frankenstrat. Aqui começa o mito!
Yngwie Malmsteen quebrou diversos paradigmas e colocou a guitarra pesada em um outro nível e ainda inseriu de vez a música erudita dentro do heavy metal de forma efetiva. Culpa desta aqui. A sua Fender "Duck" Strat. Através desta maravilha de seis cordas, alguns dos mais radicais "metaleiros" viajaram em gigantescos solos sem cansar. Um marco!
Monstro total da música pesada. Número um de dez entre dez listas de guitarristas do heavy metal: Jimmy Page ficou famoso em todo o mundo com a sua Gibson "Double Neck", onde tocou a imortal "Stairway to heaven". A Gibson SG é uma das guitarras mais heavy de todos os tempos e esta é simbólica.
O homem que inventou o peso da guitarra e a colocou em um patamar destruidor. Depois dele, a guitarra passou a ser vista de uma outra forma. Ele era heavy metal? Certamente foi o primeiro deste estilo. Soft, heavy, o que fosse... Inventivo, imbatível. Jimi Hendrix e sua Fender Stratocaster "de-cabeça-pra-baixo" rasgaram as regras e quebraram tudo. Esta inclusive foi pro fogo! hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário