quinta-feira, 16 de julho de 2015

Os 20 maiores vocalistas do rock!

01 - FREDDIE MERCURY - Queen
Ninguém se compara a Freddie Mercury. Ele, na verdade, não foi um vocalista de rock. Seria reduzir a importância deste genial cantor, compositor e instrumentista e a sua contribuição para a música. Suas influências iam do blues até a música de cabaré. Das canções indianas,eruditas, árabes... Freddie não tinha limites para compor e muito menos para cantar. E assim fazia com versatilidade e técnica muito acima de todos os outros. Um verdadeiro show man. Farrok Bulsara, nascido em Zanzibar e criado na Inglaterra liderou de 1970 até a sua morte a banda Queen em palcos pelo mundo sempre esbanjando rock'n'roll e entrou para a história como o maior vocalista de rock de todos os tempos. 
02 - PAUL RODGERS - Bad Company
Entre os anos sessenta e setenta Paul Rodgers integrou duas das mais importantes bandas do movimento rock'n'roll do mundo. Ao lado do legendário Paul Kossoff liderou o conjunto chamado simplesmente Free. Com as raízes fincadas no blues britânico, destacava-se com vocalizações técnicas e de muito feeling com sua voz privilegiada... Cantor nato, fundou a Bad Company em 1973 e ali obteve todo o seu prestígio no mundo do rock, se transformando no maior de todos, aclamado por crítica especializada e pelos fanáticos pelo estilo blues rock. Sua interpretação para clássicos de Muddy Waters em um disco antológico chamado Muddy Water Blues falam por si. Rodgers é um sim um verdadeiro patrimônio do rock'n'roll e segue fazendo história.
03 - RONNIE JAMES DIO - Rainbow
Ronnie James Dio é o poder. Simplesmente a potência do heavy metal a serviço de grandes bandas. O único a protagonizar por três grupos diferentes e mais a sua carreira solo maravilhosa. Elf, Rainbow, Black Sabbath, sempre com composições do pequeno grande vocalista e - principalmente - com a sua emocionante voz. Técnica, feeling, dom, inspiração, interpretação... Tudo em um metro e meio de homem que, ainda por cima, tinha uma boa performance no palco, o carisma e a simpatia que conquistava a todos os adeptos do rock pesado. Ronnie James Dio é considerado por crítica e público  como o melhor vocalista do heavy metal. Alguém contesta?
04 - JON ANDERSON - Yes
Não pode ser fácil manter o nível com uma das bandas mais técnicas e "intrincadas" do rock. Steve Howe, Bill Bruford, Chris Squire, Rick Wakeman... Muitas feras e o vocalista Jon Anderson a frente de todos esses mestres dos seus instrumentos. Pois o inglês de voz aguda e técnica muito acima da média, emoldurou fantásticas canções que marcaram a história do rock progressivo e da própria música mundial. "Close to de Edge", "Roundabout"... São muitos destaques deste que é considerado um dos vocalistas mais técnicos de todos os tempos. Sua dupla com o multi-instrumentista Vangelis confirma. O homem sempre impressiona. 
05 - BONO VOX - U2
O vocalista da banda irlandesa U2 tem à sua vantagem a grande quantidade de obras da música rock onde o próprio Paul David Hewson se transforma no verdadeiro "porta voz" de toda uma geração, falando ao coração de bilhões de jovens pelo mundo inteiro. Seu canto comove e sua performance empolga. A atitude, postura, criatividade, fazem deste um verdadeiro mito do rock'n'roll. O homem é técnico mas também é puro feeling e versatilidade, indo do rock panfletário, alternativo, ao soul, blues... Até o pop sem deixar de se destacar em nenhum destes estilos e de fazer a diferença. Ninguém pega o Bono Vox. Ninguém.
06 -  ROBERT PLANT - Led Zeppelin
Sem dúvida, um dos mais influentes vocalistas de toda a história do rock'n'roll da a sua voz até performance em palco. Tudo do cantor nascido em West Bromwitch é copiado pelos mais jovens até hoje. Mas a melhor análise desta vez é mesmo pela sua voz, pelo que cantava esta fera que nos anos setenta esteve a frente da banda mais espetacular da hard rock: O Led Zeppelin. Plant é responsável pelas muitas cores das viagens zeppelinianas com vocalizações imortais que vão do reggae, passam pelos muitos blues e vão até o heavy metal. Sempre com o bom gosto e o virtuosismo que são marcas registradas do monstro chamado Robert Anthony Plant. 

07 - GLENN HUGHES - Deep Purple
The Voice. O apelido de Glenn Hughes no meio do hard rock já anuncia. Esta é a voz do rock pesado. Com muita técnica e várias canções de destaque por todas as bandas por onde passa, sempre com sua marca registrada de potência e elasticidade seja em músicas próprias, ou mesmo nos muitos covers que são abençoados pela voz peculiar e ganham contrastes e molduras impressionantes. Brilhou no Trapeze, Deep Purple, gravou com Deus e o mundo e hoje, aos 62 anos, continua a cantar como um garoto, com a voz inabalável e produzindo demais. Década após década. Uma máquina de fazer música boa e de cantar, cantar e cantar rock'n'nroll. "A voz" segue em alta no mercado! 
08 -  ANN HASLAM - Renaissance
O Renaissance tem um nome muito forte no rock progressivo mundial e começou com Jane Relf no vocal. Ótima vocalista... Mas só incendiou mesmo com a entrada da bela cantora da cidade de Bolton. A loura trouxe um estilo todo peculiar com muito eruditismo, feeling e alcance, rapidamente colocando a banda entre as mais procuradas entre os fãs do estilo. Seu principal álbum Ashes are Burning está entre os mais aclamados do estilo e conta com a música que consagra a moça: Carpet of the Sun não deixa ninguém insensível diante de tanta beleza. Graças à vocalista, o Renaissance está na história e ela até hoje carrega o estilo em turnê mundial, sendo aclamada como uma das mais importantes de todos os tempos. 
09 - STEVE WINWOOD - Traffic
Aos 67 anos de idade, Steve Winwood ainda é considerado uma das mais belas vozes do rock, esbanjando técnica e versatilidade passeando entre o folk, o jazz, o blues, com muito de soul e tudo mais, sempre com grande brilhantismo. No Traffic, Winwood fez história com a combinação de uma voz viajante em perfeita sintonia com a percussão de Jim Capaldi. Posteriormente trabalhou com "deus" Eric Clapton no Blind Faith, sempre mantendo o nível altíssimo no vocal, apesar de ser multi instrumentista. Ele é - sem dúvida - um dos mais técnicos vocalistas da história. 

10 - JANIS JOPLIN - Big Brother and the Holding Company
Ele começou como mais uma em uma banda de hippies. A vocalista da Big Brother and Holding Company já chamava a atenção no primeiro álbum da banda. Já do segundo, Cheap Trills a menina tomou conta e parecia mesmo um disco solo da impressionante Janis Joplin. Que voz, amigos. Que voz! A mulher era puro feeling com muita explosão e elevando o blues do blues à enésima potência. Posteriormente lançou o disco I got dem ol' Kozmic Blues again Mama! e ali ela realmente explodiu! Pena que se foi cedo... Mas marcou seu nome na história. Grandíssima Janis Joplin!
11 - IAN GILLAN - Deep Purple
Conhecido como Silver Voice, ou Voz de Prata, O inglês Ian Gillan cantou em diversas bandas na adolescência, mas começou mesmo a arrebentar no Deep Purple e simplesmente se tornou um dos responsaveis pela promoção daquela banda OK da época do vocalista Rod Evans para uma das melhores da história do rock pesado  com o virtuosismo (dele e dos outros integrantes) e o feeling do hard rock legítimo influenciado pelo blues e pela música erudita cravados a partir do álbum In Rock. Agressivo em grandes momentos, faz chorar qualquer homem grande na interpretação de "When the blind man cries"... Vale conferir. É Impressionante...
12 - PAUL McCARTNEY - The Beatles
Ao falar do velho Paul, deixemos de lado o virtuosismo. Entra no papo o tema mais importante do rock'n'roll. O feeling deste homem, senhoras e senhores não tem igual pela beleza da sua voz e do estilo que influenciou todas as gerações posteriores ao boom de sua banda. Uma tal de Beatles. McCartney imprime a sua voz nas mais importantes músicas do estilo com muita qualidade e charme. Incomparável Sir Paul McCartney. 
13 - GREG LAKE - Emerson, Lake & Palmer
Você pode se surpreender com este nome no meio de grandes ícones do estilo mais forte da história da música, mas Greg Lake é - sem sombra de dúvidas - uma das mais belas vozes do rock progressivo, tendo sido fundamental em obras incontestáveis de duas bandas de grande nome no estilo: King Crimson e Emerson, Lake & Palmer. Sua voz agradável  transita facilmente no intrincado mundo progressivo. Do agressivo ao singelo, com alcance sem perder a beleza. A voz. O homem. Greg Lake. 
14 - ROD STEWART - The Faces
O homem começou a sua carreira impressionando a todo mundo. com seu feeling e timbragem característicos que marcaram a música. Stewart tem uma importância tão grande, que influenciou gerações com sua voz rouca e pegada rock'n'roll. Um verdadeiro ícone do estilo que ajudou a consagrar com grandes sucessos, inclusive no pop. Do The Faces, passando pelo Jeff Beck Group, até chegar a sua laureada carreira solo. O ex-coveiro apaixonado por futebol é, sem dúvidas, uma verdadeira lenda do rock'n'roll e um dos seus vocalistas símbolo.
15 - BRUCE DICKINSON - Iron Maiden
O vocalista que começou jovem na banda inglesa Samson com brilho e virtuosismo, logo foi contratado para substituir  o "doidão" Paul Di'Anno na  grande banda da New Wave of British Heavy Metal: O Iron Maiden. Claro que o estilo punk do Paul limitava a laureada banda de Londres e a chegada de Bruce, com a sua qualidade de vocalista infinitamente maior, ajudou ao Iron alçar vôos bem mais altos. E voou, chegando no topo. Rapidamente, o homem se firmou como um dos maiores vocalistas não só do metal como de todo o rock!
16 - DAVID COVERDALE - Whitesnake
Em 1974, o jovem David simplesmente sai de trás de um balcão do comércio para a glória de substituir o monstro Ian Gillan na já gigante Deep Purple. Apesar da responsa, não teve medo e nem hesitou ao imprimir o seu estilo bem diferente do antecessor, com voz grave e puro feeling. Posteriormente na sua banda Whitesnake, acrescentou o sexy appeal à sua performance. Mito.   
17 - STEVIE NICKS - Fleetwood Mac
O Fleetwood Mac era uma excelente banda de blues inglês. A entrada de uma menina loura de belo timbre, mudou a história de um dos maiores ícones do estilo. A banda de Mike Fleetwood passou do triste e carregado som britânico para o rock bem mais americano, chegando a números astronômicos. E a voz da bela cantora nascida no sul dos Estados Unidos, mais precisamente em Phoenix foi reconhecida como das mais marcantes do rock'n'roll. 
18 - MICHAEL  STIPE - REM
O carismático vocalista da banda americana REM demonstra todo o feeling e a versatilidade em suas interpretações no rock alternativo. Transitando lindamente entre a tristeza, a emoção e a alegria. Grande símbolo de uma geração. 
19 - ANN e NANCY WILSON - Heart
As irmãs Wilson trazem todo o estilo americano para o rock nos anos 70, transitando entre as baladas, o folk e o hard rock com muito talento, feeling e um entrosamento impressionante ao casar as suas vozes de irmãs que se complementam incrivelmente a serviço do rock n roll

20 - STEVE HOGARTH - Marillion
O vocalista Steve Hogarth teve a missão quase impossível de substituir o carismático Fish na banda inglesa Marillion. Sem grandes trabalhos no currículo, encaixou como uma luva no grupo que cresceu infinitamente com a sua voz e presença. Grande vocalista e front man! Mr. H!

Nenhum comentário:

Postar um comentário