quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Hurst/Olds: Uma bandeira de Detroit!

O muscle-car mais famoso da Oldsmobile!

A avenida Woodward era o ponto de encontro de quatro tribos diferentes de Detroit: hot rodders, mecânicos, donos de concessionárias e engenheiros das três grandes (Chrysler, Ford e General Motors). Na década de 60, os integrantes desses grupos se reuniam nos postos de gasolina dessa avenida para compartilhar ideias de como acelerar mais rápido nos 34 km da via, que era um misto de pista de arrancada com campo de provas. Ali nasceu a rivalidade entre John DeLorean e John Beltz, chefes de engenharia da Pontiac e Oldsmobile, respectivamente. Rivalidade que foi para dentro da GM, dona das duas divisões. 
O design inovador do Olds dá show
Em 1964, DeLorean instalou um V8 de 389 polegadas cúbicas (6,4 litros) no modelo médio Le Mans, ignorando norma interna da GM que limitava a cilindrada da categoria a 330 polegadas (5,4 litros): nascia o mítico Pontiac GTO, um dos primeiros muscle cars. A diretoria da GM ficou enfurecida com DeLoren, e Beltz saiu contrariado. Para respeitar o regulamento, a Oldsmobile tinha criado o 442, versão esportiva do Cutlass. Os números indicavam carburador com quatro corpos, câmbio de quatro marchas e duas saídas de escape para o motor V8 de 330 polegadas cúbicas (5,4 litros). Tinha menos torque, potência e vendas que o GTO. 


1968 Oldsmobile Hurst/Olds



Ciente dessa disputa, a GM elevou o limite para 400 polegadas (6,6 litros) em 1965, mas advertiu todas as divisões: dessa vez não haveria tolerância para insubordinações, por mais bem-sucedidas que fossem - o GTO vendeu seis vezes mais que o previsto. Beltz queria dar o troco, mas uma quebra do protocolo corporativo poderia lhe custar o emprego. A solução rodava na Woodward: o empresário George Hurst (da Hurst Performance) era imbatível em um Cutlass com um V8 de 455 polegadas (7,5 litros) vindo de um Oldsmobile Toronado. Fornecedora da indústria, não demorou para que a Hurst criasse a parceria com a Oldsmobile, artimanha que não violaria a regra da GM pelo fato de ser executada por outra empresa: nascia assim o Oldsmobile Hurst/Olds.(Fonte: 4 Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário