quarta-feira, 20 de março de 2013

The Dark Side of the Moon 40 anos!!!

Adivinha quem está fazendo quarenta. Isso mesmo QUARENTA anos. O maior disco da história do rock. The Dark Side of the Moon. Uma jóia que nasceu dentro da cabeça louca de alguns ingleses que mudaram o rumo do rock em 1973. Nunca mais pudemos encarar o roquenrou da mesma forma depois do lado negro da lua.
Lançado em 24 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios tocando ao mesmo tempo.
Dark Side of The Moon levou quase um ano para ser gravado e marcou a entrada definitiva do Pink Floyd no fechado mercado americano, que continuava insistindo na época em sua psicodelia flower power, expressa por grupos como Grateful Dead, Big Brother & the Holding Company, The Doors e Grand Funk Railroad.


Como resultado, o disco acabou por consolidar de vez tudo aquilo que o punk trouxe abaixo quatro anos depois: a definição do estúdio e do álbum como as melhores retratações da música, o virtuosismo e as composições progressivas. Depois de 1997, nunca mais houve espaço no mainstream para uma obra tão complexa quanto essa.


Algumas das mais bonitas músicas do Pink Floyd estão nesse disco. Por isso, se você ainda não tem uma cópia desse disco, aproveite a efeméride e não perca mais tempo para ter a maior obra do rock progressivo de todos os tempos (ou compre as músicas no Baixa Hits!). Como o próprio David Gilmour eternizou no disco, "você é jovem, a vida é longa e há tempo para matar ainda hoje."

Nenhum comentário:

Postar um comentário