quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

OS GUERREIROS DAS NUVENS

Os maiores inimigos dos Incas, Os Chachapoyas, é uma civilização que tem pouquíssimos registros, mas a ilustração me chamou a atenção! Em homenagem aos Maias, que deram a barrigada do fim do mundo, nosso post dos chachapoyas, que viveram no norte do Peru, em uma área que vai desde os Andes até as bordas da floresta Amazônica. Como é uma área com muita umidade e vegetação farta, a região tem frequentes nevoeiros, por isso a associação dos nativos com as nuvens.
O mais curioso de tudo é a descrição dos chachapoyas feita por Pedro Cieza de León, um cronista espanhol que teria conhecido os últimos nativos. Segundo o espanhol, eles tinham a pele bem mais clara que os outros povos pré-colombianos. Talvez este clareamento da pele tenha ocorrido por conta de uniões seletivas através das gerações. “Eles são os mais brancos e os mais lindos de todos os povos que eu já vi. Suas mulheres são tão bonitas que, por causa da sua beleza, tornam-se esposas dos incas e são levadas para o Templo do Sol.”
Outra característica do povo chachapoya que chama a atenção dos arqueólogos é a preocupação com os mortos – o que reforça a tese de que o povo acreditava na imortalidade. Algumas múmias em bom estado de conservação foram encontradas nas regiões onde viviam os chachapoyas e até hoje as escavações são feitas com o maior cuidado possível nos sítios arqueológicos.
Os chachapoyas acabaram unindo-se aos espanhóis para lutar contra os incas, mas acabaram dizimados pelas doenças trazidas pelos conquistadores. Em pouco tempo sua população havia diminuído 90%, a grande maioria vítima das doenças. Como já foi dito, deixaram poucos vestígios de sua civilização à vista de todos, e hoje contamos mais com o trabalho de pesquisadores e arqueólogos para decifrar a vida dos últimos chachapoyas.FONTE: Historiazine

2 comentários:

  1. Isso se chama plágio, é crime!

    http://www.historiazine.com/2011/04/os-chachapoyas.html

    ResponderExcluir