quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

As dez capas mais belas do rock pesado!

Uriah Heep - The Magician's Birthday
10 - Uriah Heep - The Magician's Birthday (72) - Ilustrada pelo megaplatinado artista Roger Dean (de trabalhos magníficos com o Yes, por exemplo), Magician's Birthday tem a capa que conta com pintura exatamente o seu conteúdo sonoro... Um som mágico com cores de grande impacto ancoradas nas viagens instrumentais dos habilidosos componentes do Uriah Heep. Uma das mais belas capas do rock pesado...
Judas Priest - Screaming for Vengeance (picture disc)

09 - Judas Priest - Screaming for vengeance (82) - Com um conceito desenvolvido pelo próprio grupo (que depois entraria no próximo álbum Defenders of the Faith), o Judas Priest mostrou muito bom gosto nesta arte de capa que simboliza o metal águia, forte, guerreiro do grupo que entra nos anos 80 com todo o gás! A arte é do craque John Berg e marcou época. Quem vê Screaming... reconhece na hora! É ousada e marcante. Lindíssima!
Kiss - Love Gun

08 - Kiss - Love gun (77) - No sexto álbum do Kiss, em sua melhor fase, a banda repetiu o conceito vencedor do disco Destroyer, com a arte de Ken Kelly, mas agora nesse clima de "armas do amor" que coloca a banda com belas kiss-girls aos seus pés. Os detalhes da arte, as cores utilizadas, o trabalho de sombras e conceito fazem dessa uma das mais belas capas do hard rock já produzidas de todos os tempos. 
Megadeth - Rust in Peace

07 - Megadeth - Rust in Peace (90) - O álbum mais conceituado da banda americana Megadeth dá sequência aos temas das capas anteriores, sempre com o mascote Vic Rattlehead em evidência e o medo da invasão alienígena típica dos anos 80. Destaque para a bela arte, bem mais detalhada, sombeada e com uma lindíssima combinação de cores do artista Ed Repka, se superando depois da bela Peace Sells...  
Iron Maiden - Somewhere in Time

06 - Iron Maiden - Somewhere in time (86) - Quando comprei este disco no seu lançamento, fiquei fascinado com a riqueza de detalhes da capa, onde o gênio Derek Riggs parecia tentar mostrar que era imbatível dentro da sua área. E certamente o é. O disco, lançado em 1986, tem o tema futurístico Blade Runner, cyber qualquer coisa, moda na época, incluindo uma guitar synth que dava o clima e o artista conseguiu passar direitinho na capa. Fantástico! 
Judas Priest - Sad Wings of Destiny

05 - Judas Priest - Sad Wings of Destiny (76) - O segundo disco do Judas parece mesmo ser o primeiro. O primeiro a mostrar o que vinha daqui por diante. Um metal forte e talentoso de climas bem ingleses e sombrios, cozinha forte e um vocal virtuoso. A capa dá o tom sombrio do disco na beleza do anjo. O conceito da capa é de Neil French, mas foi pintado pelo artista Patrick Woodroffe. Um dos melhores álbuns do metal com a capa que faz jus...

04 - Rainbow - Rising (76) - Um dos álbuns mais queridos da geração hard rock anos 70 tem também uma capa clássica que marcou época. Já que a banda se chama rainbow, que tal um arco-iris que honre o seu nome. Pois Ken Kelly (artista que também fez capas do Kiss como Destroyer e Love gun) deu um show com a ilustração que do disco mais famoso do Rainbow, contribuindo para que ele seja mais clássico ainda e  vire tema da moda (na época) de diversas camisetas dos amantes do tal "rock pauleira" kkkkkk. 
Pantera - Vulgar Display of Power


03 - Pantera - Vulgar Display of Power (92) - Se tem uma função a capa de um disco, livro, DVD, ou o que for, é passar o que se passa dentro da obra. E esta de Vulgar... É perfeita nesse quesito. O som é uma porrada e a capa também. Mas o pior é que ficou bacana a ilustração em si e a arte de Bob Defrin é um marco dos anos 90 pelo estilo, beleza e conceito. Absolutamente animal!
Led Zeppelin - Physical Graffiti

02 - Led Zeppelin - Physical Graffiti (75) - O sexto álbum de estúdio do Led Zeppelin é um disco ousado, duplo, com vários estilos dentro de uma obra absolutamente harmoniosa. Como um condomínio completo com pessoas diferentes que vivem bem e em completa harmonia apesar das diferenças. A arte em si, tem design de Peter Corriston e tem os recortes na capa que ajudam a fazer o "clima" da produção. A foto escolhida e o resultado são perfeitos! Nota 10!
Iron Maiden - Powerslave 

01 - Iron Maiden - Powerslave (84) - A capa perfeita! O show absoluto de Derek Riggs, que saiu das simples ilustrações para a ousadia dos detalhes com as cores mais deliciosas da história. Você pode perder horas neste disco ou apenas apreciar o bom gosto do artista em apenas um minuto. Tudo é bem balanceado com a precisão de quem monta uma pirâmide. Talento puro. Genial! 

Um comentário: