O muscle-car mais famoso da Oldsmobile! |
A avenida Woodward era o ponto de encontro de quatro tribos diferentes de Detroit: hot rodders, mecânicos, donos de concessionárias e engenheiros das três grandes (Chrysler, Ford e General Motors). Na década de 60, os integrantes desses grupos se reuniam nos postos de gasolina dessa avenida para compartilhar ideias de como acelerar mais rápido nos 34 km da via, que era um misto de pista de arrancada com campo de provas. Ali nasceu a rivalidade entre John DeLorean e John Beltz, chefes de engenharia da Pontiac e Oldsmobile, respectivamente. Rivalidade que foi para dentro da GM, dona das duas divisões.
O design inovador do Olds dá show |
1968 Oldsmobile Hurst/Olds |
Ciente dessa disputa, a GM elevou o limite para 400 polegadas (6,6 litros) em 1965, mas advertiu todas as divisões: dessa vez não haveria tolerância para insubordinações, por mais bem-sucedidas que fossem - o GTO vendeu seis vezes mais que o previsto. Beltz queria dar o troco, mas uma quebra do protocolo corporativo poderia lhe custar o emprego. A solução rodava na Woodward: o empresário George Hurst (da Hurst Performance) era imbatível em um Cutlass com um V8 de 455 polegadas (7,5 litros) vindo de um Oldsmobile Toronado. Fornecedora da indústria, não demorou para que a Hurst criasse a parceria com a Oldsmobile, artimanha que não violaria a regra da GM pelo fato de ser executada por outra empresa: nascia assim o Oldsmobile Hurst/Olds.(Fonte: 4 Rodas)
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