![]() |
Fotografia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima |
Pelo Diário de Teresópolis cobriu os treinamentos da Seleção |
NA REDAÇÃO...
Desde quando o Editor do Notíciário, Wanderley Peres, contratou nosso herói para integrar a equipe de reportagem com a sua máquina fotográfica de origem russa da marca Zenit (um dinossauro de muitas toneladas!): Ralação total e o sistema "erro-acerto-erro-erro-acerto".
O contrato era difícil para o fotógrafo que recebia R$ 1,00 por foto em papel e o próprio "cliqueiro" comprava o filme com o seu rico dinheirinho e também pagava pela revelação... E muitas fotos o exigente chefe mandava voltar! Mas sempre com a explicação técnica e do que ele realmente queria que fosse registrado. Repetidamente se necessário fosse, com a paciência que lhe é peculiar.
![]() |
Monique Evans clicada na Terë Fantasy |
CADERNO ZERO
No mesmo momento que Cláudio Tatu dava os seus primeiros clicks pelo Noticiário (logo transformado em Diário), o fotógrafo e jornalista (que vinha de produzir um blog sobre rock em papel-xerox) começava a editar o Caderno Zero junto ao jornalista publicitário Marcelo Van Rato. Uma revista em papel jornal revoluciária, voltada para o público jovem de Teresópolis e que posteriormente iria invadir a cidade de Petrópolis. Várias fotos nas Terê Fantasy, Festas do Castelo de Itaipava, entre outras baladas. Fotos do público e das atrações. Sempre buscando mostrar o mais belo ângulo de cada pessoa...
![]() |
O Barão Vermelho tocou no Clube Comary |
Junto de Van Rato, Cláudio desenvolveu a "foto de internet" no estilo que se vê hoje nos sites de "night". Mas isso foi lá nos idos de 95... Naquela revista - que durou belos 17 anos - também publicou várias fotos de palco. Com centenas de shows produzidos e cobertos pelo Caderno Zero, Tatu, que era o fotógrafo principal, registrou eventos históricos em Teresópolis.
![]() |
Teatro de rua pela Secretaria de Cultura: Aprendizado... |
CULTURA!
Posteriormente, como Secretário Municipal, o jornalista e historiador Wanderley contratou o nosso personagem como fotógrafo da Cultura, onde ele pode executar, exercitar muito e - principalmente - aprender fotografia... Teatro de rua, palcos de música erudita, Cultura de Raíz, Folia de Reis! Tudo com cliques. Muitos cliques. Em três anos uma máquina se foi de tanto disparos!
![]() |
Cláudio volta à equipe do Diário como repórter esportivo |
"WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIEND"
Nos vinte anos de Cláudio "Tatu" Furtado de muita emoção e trabalhos, muita gente contribuiu: O já citado Marcelo Van Rato, Léo Bittencourt, Marcello Medeiros, Elton Fernandes... Entre outros monstros! Cláudio Tatu não é um grande fotógrafo, mas acredita que com bom gosto, paciência e bom senso... Se faz "fotografia"! E que venham mais vinte, vinte, vinte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário