sábado, 8 de dezembro de 2012

OS DEZ MELHORES VOCALISTAS DO METAL

VOTAÇÃO homologada na mesa do café da galera metal que organiza os show de Teresópolis. hehehe Alguns das vozes mais brilhantes do mundo estão no estilo heavy metal. Vamos começar pelo saudoso Ronnie James Dio. Ronald James Padavona (Portsmouth, 10 de julho de 1942 — Houston) faleceu em 16 de maio de 2010, mas deixou um grande legado, com obras no ELF, Rainbow, Black Sabbath e a sua banda particular. A Dio. Também podemos ouvi-lo no disco Hear n' Aid, campanha implementada por ele mesmo com o título "metalists for Africa". Um mito.
Bruce Dickinson é a voz da New Wave of the British Heavy Metal. Segundo vocalista do Iron Maiden, antes brilhou na também banda inglesa Samson. Conhecido como "Sirene de ataque anti-aéreo", Bruce, na verdade Paul Bruce Dickinson (7 de Agosto de 1958 nascido em Nottinghamshire, Inglaterra) cresceu a sua carreira junto com o Iron Maiden e - como vinho bem guardado - fica melhor com o tempo. Vale a pena conhecer também seus excelentes albuns solo. Bruce é considerado simplesmente o melhor vocalista do Heavy Metal.
Conhecido como "A Voz", Glenn Hughes não é só um vocalista de heavy metal. É muito mais do que isso. Nascido em Cannock, Inglaterra, 21 de agosto de 1952, o cantor tem influência profunda de black music, mas adora grito, distorção e pegada pesada. Desempenhando também o papel de baixista (é um dos melhores do mundo também em seu instrumento), pode ser ouvido nos primeiros discos da banda Trapeze, além da segunda fase do Deep Purple, quando "rachava" os vocais com o também brilhante David Coverdale. Hughes é "workaholic" e está em milhares de discos em participações especiais. Já cantou no Black Sabbath (na verdade era um disco solo do Tony Iommi com nome do Sabbath)... Mas agora está na banda Black Country Communion. Uma porrada. Confira toda a sua qualidade nos trës discos do BCC.
Com esse ninguém pode. Ian Gillan (Londres, 19 de agosto de 1945) escreveu o seu nome na história com os agudos mais altos do rock pesado. De timbre agradável, potente e de alcance inacreditável, Gillan tem na sua conta algumas das canções pesadas mais lindas de todo o mundo. "When the blindman cry" é uma das pedras preciosas de maior valor do "cancioneiro metaleiro". No Deep Purple, entrou junto do seu fiel escudeiro Roger Glover e mudou a história da música pesada. Era uma banda "legalzinha" e virou um monstro do rock n roll. Confira a voz agressiva da "bruxa" também no seu único disco gravado no Black Sabbath: "Born Again". Mal gravado, sujo paca. Uma obra prima!
Rob Halford é, na verdade, a essência do tal "headbanger". Suas roupas em couro negro lotado de rebites, tattoos, em todas as suas fases, Robert John Arthur Halford (Walsall, 25 de agosto de 1951) mostrou atitude. Não é de se movimentar muito em palco, mas sua postura é "true". Chicotes, motos Harley Davidson, voz potente, alcance incrível e uma garganta agressiva incomparável... Halford é referência para milhares de novatos do mundo todo, que gostariam de cantar, gritar, grunir, como o carecão do Judas Priest. O interessado também pode conferir o trabalho de Rob na banda de metal noventão Fight e na mais esquisita Two. Uma música? "Beyond the relms of death". Confira...
Um menino precoce. Imagine você ser o substituto de um "mito" do vocal hard rock em uma das maiores bandas do mundo. O Deep Purple. David Coverdale entrou em uma fria daquelas. O jovem nascido na pequena Saltburn-by-the-Sea, na fria Inglaterra em 22 de setembro de 1951, surpreendeu a todos e deu conta do recado, mesmo tendo uma voz completamente diferente, com seu timbre forte, mais grave, mas de muita atitude e uma performance no palco excelente. Logo foi acolhido pelos fãs da banda. O LP "Burn" também ajudou, pois é um grande disco de rock. Também podemos conferir a habilidade de David em seus bons discos solos e a sua banda particular: Whitesnake. Ali ele é patrão e trabalha com músicos de primeira. Para saber se o garoto canta bem, basta ouvir a balada "Soldier of fortune", que ele canta até hoje nos shows à capela. Lindíssimo.
A qualidade como vocalista do provocante Robert Plant, (batizado Robert Anthony Plant em West Bromwich, 20 de agosto de 1948) é inquestionável e serviu de matriz para milhares de cantores de rock n'roll famosos de hoje em dia, desde Steven Tyler, passando por Axl Rose e por aí vai. Suas dinâmicas e incendiárias vocalizações a frente do inesquecível Led Zeppelin são exemplo de técnica, feeling e tem uma aura inexplicável. Seus gritos em rocks que foram transformados em standard como "Rock'n'Roll", "Black dog"... Ou sua voz suave em "Goin' to California" comprovam toda a sua fama de vocalista genial, frontman, showman. Confira o lendário show no Madson Square Garden. Genial. Boas coisas temos em sua carreira solo, mas muito bom é o disco ao lado do seu fiel companheiro Jimmy Page "Unleadded: No Quarter", de 1994. Imperdível.
Paul Stanley tinha tudo para dar errado. Senão vejamos. Imagina você se achar tão ruim ao ponto de ter que botar uma fantasia para chamar a atenção. Justamente por isso a banda novaiorquina Kiss resolveu colocar as máscaras e todo o aparato conhecido. Na banda, enquanto seu grande sócio Gene Simmons fica com as composições mais fortes, Paul, quer dizer: Stanley Harvey Eisen (Nova Iorque, 20 de Janeiro de 1952), como foi registrado o judeu há 60 anos, fica com as músicas mais melódicas. Sua capacidade de cantar e emocionar, com o feeling no botão máximo e o alcance vocal de muito respeito, Stanley, o "Starchild" (seu personagem, sua máscara) mostra todo o seu talento e dá o tom da banda conhecida como "O maior espetáculo da terra". Sua energia e potência vocal podem ser aferidos no DVD "Animalize Live". É muito cantor esse tal de Paul Stanley!!!
Nascido na Alemanha, americano de coração, Geoff Tate é um fenômeno do rock pesado. Sua forma de cantar as músicas "intrincadas" da sua banda Queensrÿche é famosa e muitos fãs chegaram a contestar a autenticidade, em algum momento, dos seus shows ao vivo. Mas ela foi comprovada. Ele canta demais. Seu fôlego é acima da média. Sua capacidade está acima dos outros. Todos os outros. Geoffrey Wayne Tate (Stuttgart, 14 de janeiro de 1959) tem dentro dessas qualidades também, uma excelente performance "on stage", comprovada no DVD "Operation: Live Crime", quando a banda tocou, na íntegra a sua obra prima, o album "Operation: Mindcrime". Confira também a balada "Take hold the flame", do album "Warning" de 1984. O Queensrÿche não entrou para a história. Mas seu vocalista fenomenal sim...
O americano de origem italiana atarracado e de voz poderosa Eric Adams figura entre os dez maiores cantores da história do heavy metal e também traz na sua imagem a materialização do headbanger oitentista: O tal figurino exagerado dentro do tema "Conan" de sua banda Manowar. Mas é no disco e no palco que Eric, ou Louis Marullo (Auburn, 12 de julho de 1954). Sua poderosa e melódica voz, deu identidade a verdadeiros clássicos dos headbangers, copiado por muitos através dos anos. Confira esse monstro do vocal mais "true" da história nos seus quatro primeiros e imaculados álbuns: "Battle Hymns", "Into Glory Ride", "Hail to England" e "Sign of the Hammer". Se quiseres saber realmente o que é um vocal METAL, basta colocar no play a faixa "Guyana (Cult of the Damned)". É incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário